Semana passada conversamos sobre adotarmos uma nova mentalidade positiva perante um cenário de incertezas usando a transformação digital para isso. Nesta semana refletiremos sobre como um novo ambiente pede novas estratégias.
As empresas que sobrevivem são aquelas que transcendem estes tempos caóticos.
Todos estamos vivendo momentos de apreensão e diferentes níveis de empatia entre as pessoas. Precisamos nos conectar em busca de soluções que ajudem a todos. Como você se conecta com alguém … como vende para alguém … em um ambiente anormal e inédito como o que vivemos hoje?
Ouça também no Spotify clicando aqui ou na imagem abaixo
Você diria …
- “Como posso ajudá-lo agora?”
- “Como minha empresa pode atendê-lo neste momento?”
- “Como podemos ajudá-lo durante esta perda?”
… porque há um monte de situações difíceis acontecendo e é praticamente impossível não prestar atenção a isso.
Reenquadramento e relevância
Neste momento é fundamental rever desde as suas estratégias de negócio e de posicionamento de marca, principalmente digital, até as suas ofertas. Todas as coisas que fizemos para os nossos clientes ao longo do tempo e que eram as nossas principais competências e habilidades podem não ser mais relevantes nem hoje nem no “novo normal” (cenário futuro pós-pandemia)..
Eu tenho que repensar o que eu faço, as minhas principais competências e como ser relevante para as pessoas neste momento de crise. Todos nós precisamos considerar essas realidades.
A prioridade agora
Algumas empresas estão crescendo nesta crise. As áreas de saúde, limpeza e alimentação industrializada provavelmente mais dos que as outras. Mas se você está lutando como a maioria de nós, qual é a estratégia de negócios mais adequada agora?
A estratégia de negócios agora
Nós temos uma escolha a fazer. Nós podemos ser gananciosos e oportunistas, ou podemos fazê-lo de uma forma que seja embasada no cuidar e centrada no ser humano, com compaixão e que atenda aos anseios dos nossos clientes neste momento. Isso é o que as pessoas vão se lembrar no “novo normal”.
Como você pode ser mais relevante para a sociedade?
Se você quiser sobreviver, ser mais forte e ser um líder quando as coisas virarem, você tem que demonstrar que neste momento é um bom gestor. Nós estamos em uma crise e pode ser a maior das nossas vidas. Isso inclui cortar nossos custos, guardar o nosso dinheiro, reavaliar nossos produtos e serviços e, principalmente, reposicionarmos a nossa marca. Estamos tomando decisões angustiantes a todo o instante.
Precisamos, também, pensar muito cuidadosamente sobre o uso das ferramentas de marketing. A literatura da área mostra que as empresas que prosperam e sobrevivem nas crises investem mais em marketing. Isso tem sido visto em diferentes recessões já vividas. Obviamente, nunca vi nada como o que vivemos agora. Mas se você tem um modelo de negócio que é verdadeiramente relevante agora, talvez seja a hora de repensar os seus investimentos nessa área. Não de uma forma gananciosa, mas de uma forma que seja sensível e apropriada à situação que vivemos.
Parte da estratégia de sobrevivência é nós termos que tratar as pessoas de uma forma que vá permitir que a lealdade seja a longo prazo, ajudando-as a passar por tudo isso. Lute para permitir lealdade eterna agora. Faça a coisa certa, mesmo que doa (mais).
Devemos oferecer descontos como uma estratégia de negócio neste momento?
Temos que ter cuidado com a promoção de produtos e serviços agora de uma forma que pareça oportunista. As pessoas estão em crise e as empresas têm de conhecer esta realidade e não podem fechar os olhos ao que vivemos em sua comunicação. As pessoas vão querer um desconto ou um cupom neste momento se eles estão tentando encontrar comida ou remédios para suas famílias. Se alinhe a esse contexto.
As mensagens padronizadas
As empresas precisam ser mais humanas do que nunca. Do ponto de vista de comunicação, abandone as mensagens padronizadas, comunique-se com bondade e empatia, o que significa dizer a verdade (aliás, algo que deveria ser dito sempre). Eu acho que uma das coisas importantes que podemos fazer agora é usar humor (e bom senso). Há uma série de benefícios físicos e psicológicos positivos ao se usar o humor na comunicação de marca.
Para finalizar, posso dizer que a sua estratégia de negócios neste momento precisa ser incrivelmente emocionante e inteligente e, realmente, se preocupar com os seus clientes no contexto que se apresenta neste momento. Afinal, a maioria de nós está abraçada no caos.
Comente sobre os assuntos aqui tratados, compartilhe e nos envie as sugestões de temas e conteúdo!
Prof. Alberto Claro
Texto publicado originalmente em 19 de abril de 2020.
Revista Mais Santos
Publicada no dia 19 de abril de 2020, em minha coluna semanal sobre Administração, Comunicação e Marketing, com foco em tecnologia, na Revista Mais Santos Você pode ler diretamente na página da revista clicando aqui ou no Medium ou no LinkedIn Pulse