No dia 06 de dezembro de 2013 participei de uma banca de projeto de qualificação no Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista, na cidade com o mesmo nome, como membro convidado para a arguição do candidato.
Ela ocorreu sob a presidência do Prof. Dr. Takeshy Tachizawa, e contou com a participação, ainda, do Prof. Dr. José Luiz Contador.
O candidato foi Jose Carlos Andrade Gomes.
Título: MODELO DE GESTÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
RESUMO: Este estudo tem como proposta a concepção de um modelo de gestão financeira para MPE’s, que de forma objetiva e simples, seja capaz de monitorar as atividades financeiras da empresa JAP-Clicheria Ltda. O controle financeiro, como instrumento de gestão empresarial, pode influenciar significativamente no índice de mortalidade de micro e pequenas empresas (MPE’s), 64% até o sexto ano de vida (SEBRAE, 2008). As empresas, segundo o SEBRAE, que se apoiam em tecnologias de gestão, com planejamento e controle sistemático, tendem a reverter a tendência de mortalidade precoce. As MPE’s, nos primeiros anos de atividade, exigem a necessidade de trabalhar com modelos de gestão, de manuseio simples, fácil entendimento, visualização de resultados e que possam orientá-las quanto aos resultados gerados por suas ações empresariais. O objetivo é proporcionar a visão estratégica compatível ao desenvolvimento dos negócios, com registro e informações capazes de indicar os caminhos para assegurar sua continuidade empresarial. A implementação desse modelo de gestão deve gerar uma racionalização de processos operacionais, aliados a melhor estrutura de layout, com vistas à obtenção de uma cadeia produtiva eficiente. Este modelo esta consubstanciado em um “Fluxo de Caixa”, com a aplicação prática dos conceitos de hierarquização das decisões, que pode determinar prioridades e monitoramento dos resultados estratégicos da JAP-Clicheria Ltda.