blog

Ações de Transporte para o Desenvolvimento Sustentável em Santos

POST ADRIANA Ações de Transporte para o Desenvolvimento Sustentável em Santos

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Do que se trata este estudo sobre as Ações de Transporte para o Desenvolvimento Sustentável em Santos

Estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), baseado na Dissertação de Mestrado da Me. Adriana Valim Caires, e orientada por mim, revela como as discussões das questões envolvendo o tema transporte na cidade de Santos podem contribuir para a evolução do desenvolvimento sustentável do município.

O estudo intitulado “ODS 11 e as ações de transporte para o desenvolvimento sustentável em Santos/SP” demonstrou que os assuntos discutidos na Comissão Municipal de Transporte de Santos estão embasados no conceito do desenvolvimento sustentável pela presença de aspectos na meta 11.2 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O que são objetivos de desenvolvimento sustentável?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) gerados pela ONU em 2015, são metas para estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. A Agenda 2030 foi gerada com o propósito da implementação dos ODS e promover conexões entre instituições e mecanismos de acompanhamento, orientando análises regulares e a revisão das métricas inseridas nas metas, além de conexão dos ODS.

São 17 os ODS, denominados também como Objetivos Globais, envolvem três dimensões integradas (social, econômica e ambiental) e 169 metas visando erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. Dentre os 17 objetivos, o de número 11 é dedicado à Cidades e Comunidades Sustentáveis, com 10 metas e o estudo focou na meta 11.2:

Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária através da expansão da rede de transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Resumo da pesquisa

Numa tendência global, a zona costeira brasileira é também local de atração da população e de diversas atividades econômicas. Nesse cenário, pressões socioeconômicas como o acelerado e desordenado processo de urbanização, podem impactar a qualidade de vida da população pela ausência de planejamento das atividades antrópicas, comprometendo áreas como o transporte. A viabilidade das atividades econômicas e a mobilidade das pessoas em cidades costeiras demandam infraestrutura de transporte, e, a conexão do continente com a costa se torna uma necessidade fundamental para os municípios. O planejamento urbano convencional tem gerado problemas e as cidades buscam políticas para sustentar a mobilidade urbana por meio de ações voltadas à melhoria e utilizam indicadores para avaliar a evolução de diversos aspectos relacionados à qualidade de vida, mobilidade urbana e qualidade ambiental. Assim, o estudo realizado foi exploratório por proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito por meio de um estudo de caso único na cidade de Santos, que é a cidade litorânea com a mais elevada densidade demográfica do Brasil, com abordagem qualitativa, partindo de categorias pré-estabelecidas, seguindo o modelo racional dedutivo. A pesquisa teve o objetivo avaliar o nível do foco em sustentabilidade da cidade através da verificação das discussões dos assuntos de transporte do município frente à evolução da meta do desenvolvimento sustentável 11.2 para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Os dados utilizados foram atas de reuniões da Comissão Municipal de Transportes de Santos para verificar a relação dos assuntos das pautas com a meta 11.2, a conexão com os planos de mobilidade urbana e os desafios da cidade. Na análise do conteúdo foi possível identificar a presença de temas nos documentos envolvendo a meta do ODS 11 e o Plano de Mobilidade de Santos. Os resultados puderam evidenciar o quanto as discussões para ações no nível municipal podem gerar respostas para eventuais causas da ausência do atingimento do desenvolvimento sustentável por meio das metas da Agenda 2030.

Apresentação dos Resultados

O resumo dos resultados estão disponíveis no documento abaixo.

A pesquisa completa está disponível no Repositório UNIFESP pelo link: https://repositorio.unifesp.br/11600/67198

CAIRES, Adriana Valim. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: ações de transporte para o desenvolvimento sustentável em Santos/SP. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar) – Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2023.

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS