Publicado um novo artigo científico de minha autoria e em coautoria com o meu orientando e bolsista CNPq-SEBRAE no Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) Rafael Barbosa Rabelo Cruz.
Desta vez no periódico científico Revista Sodebras que é QUALIS B4 em Interdisciplinar e B5 em Administração, Contabilidade e Turismo.
Para acessar clique na figura ou na área de publicações
RESUMO: O estudo da Dimensão Rede das micro e pequenas empresas, do segmento alimentício, da cidade de São Vicente atendidas pelo programa Agentes Locais de Inovação, em seu segundo momento do atendimento destas, após a propositura e implantação de ações que visaram a melhoria e aumento da inovação dentro das empresas, tendo como objetivo conhecer qual o grau de inovação das empresas em relação a esta dimensão, foi realizado com base em analise descritiva, de 35 empresas, conforme a pontuação obtida no Radar de Inovação da Dimensão Rede e classificadas como pouco inovadoras, inovadoras ocasionais e muito inovadoras. Para a elaboração do trabalho, primeiramente, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, através de aplicação de questionário desenvolvido por Bachamn e Destefani (2011) e sem seguida a comparação com os dados obtidos em estudo anterior. O resultado obtido demonstrou que a maior parte das empresas estudadas eram pouco inovadoras em relação a dimensão rede, bem como em relação a inovação como um todo. Tal fato mostra a necessidade de realização de ações que visem melhorar não apenas esta dimensão, mas que principalmente visem despertar o espirito empreendedor, de forma que a inovação seja um hábito comum dentro das empresas.
CRUZ, R. B. R.; CLARO, J. A. C. S. Análise de dimensão rede do Radar de Inovação de empresas do setor alimentício da cidade de São Vicente. Revista SODEBRAS, v. 9, n. 107, p. 61–67, 2014.