Publicado um novo artigo científico de minha autoria e em coautoria com os pesquisadores Profa. Me. Angelita Aparecida Nogueira de Mattos Silva (Minha orientada – UMESP), Prof. Dr. Luciano Venelli Costa (UMESP) e Prof. Dr. João Eduardo Prudêncio Tinoco (FACCAMP).
Desta vez no periódico científico Desenvolvimento em Questão, que é QUALIS B2 em Administração, Contabilidade e Turismo.
Para acessar clique na figura ou na área de publicações
Resumo: Observa-se aumento nas responsabilidades educacionais das instituições de ensino relacionados à sustentabilidade. Têm surgido novas propostas pedagógicas que colaboram com a formação de profissionais orientados para essa questão instigando o debate e proporcionando informações con- sistentes acerca dos problemas sociais e ambientais. Cabe às Instituições de Ensino Superior (IES) formar profissionais conscientes, competentes e comprometidos com a sociedade. Este artigo tem como objeto de pesquisa o Programa Metodista Sustentável, criado pela Universidade Metodista de São Paulo, cujo objetivo geral é pôr em prática a sustentabilidade em seus setores acadêmicos e administrativos e na sua relação com os stakeholders , de forma que ela seja uma atitude transversal e perene em suas ações e na formação cidadã que oferece. Pretendeu-se analisar as práticas de sus- tentabilidade desenvolvidas no âmbito do Programa. Utilizou-se pesquisa qualitativa com estudo de caso. Na coleta dos dados foi realizada entrevista em profundidade baseada em roteiro semiestruturado com docentes/gestor da instituição, com análise documental e análise de conteúdo. Compreendeu-se que a universidade tem se preocupado com as questões de sustentabilidade utilizando-se de reflexões efetuadas sobre o novo cenário educacional e as mudanças que também ocorreram na sociedade em seus diferentes níveis: regional, nacional e internacional, o que gerou uma certa inquietação em uma instituição que quer ter relevância no entorno no qual está inserida.
SILVA, A. A. N. M.; CLARO, J. A. C. S.; COSTA, L. V.; TINOCO, J. E. P. Gestão Ambiental e Universidade: O Estudo de Caso do Programa Metodista Sustentável. Desenvolvimento em Questão, v. 13, n. 32, p. 146–177, 2015.