blog

Artigo Científico Publicado: “O impacto de satisfação no trabalho e de comprometimento organizacional afetivo sobre intenção de rotatividade em empresa mineradora de diamante (Angola)”

Publicado um novo artigo científico de minha coautoria juntamente com o meu ex-orientando e agora Mestre pela UMESP, João Domingos da Silva Francisco, que vive em Angola e veio ao Brasil para ter orientação comigo.

Desta vez no periódico científico Revista Brasileira de Administração Cientifica, que é QUALIS B3 em Administração, Contabilidade e Turismo.







Para acessar clique na figura ou na área de publicações

Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar as relações entre estas três variáveis: ‘satisfação no trabalho, comprometimento organizacional afetivo e intenção de rotatividade’. Ligando-se aos objetivos através dos seus estímulos internos ou externos, desvendados no estudo em uma mineradora de diamantes em Angola onde foram analisadas as relações entre as três variáveis. Participaram na pesquisa 151 trabalhadores, todos de nacionalidade angolana selecionados aleatoriamente em diferentes áreas da empresa. O tratamento dos dados, de natureza quantitativa, foi processado pelo software estatístico Statistical Package for the Social Science – SPSS, versão 19.0 para Windows. Os resultados descritivos indicam que os trabalhadores detêm um quadro de satisfação no trabalho, com satisfações maiores proporcionadas pelo número de vezes e oportunidades de serem promovidos, com a capacidade profissional de seus chefes, no entendimento encontrado entre si e na maneira como são tratados pelos seus chefes; e menores com o tipo de amizade, confiança e espírito de colaboração demonstrada pelos seus colegas de trabalho, assim como com a capacidade absorvida e o salário se comparado com o quanto trabalha. O quadro do comprometimento organizacional afetivo demonstra maior afeto as questões relacionadas a empresa em fazer o empregado sentir-se orgulhoso e contente com ela. Análises de correlação pelo r de Pearson informaram índices negativos e significativos entre as duas variáveis e intenção de rotatividade. Tais resultados informam que o plano de deixar a empresa onde trabalham é cada vez menor à medida que se elevam os níveis de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo.

FRANCISCO, J. D. S.; CLARO, J. A. C. S. O impacto de satisfação no trabalho e de comprometimento organizacional afetivo sobre intenção de rotatividade em empresa mineradora de diamante (Angola). Revista Brasileira de Administração Científica, v. 5, n. 3, p. 114–136, 2014.

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS