blog

Engajamento Digital: dicas para sua marca na web

Engajamento Digital: dicas para sua marca na web

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Você já deve ter visto muita gente por aí falando de engajamento digital.

Ele pode ser definido como toda a interação e envolvimento do seu cliente ou público com a sua marca. Isso acontece por meio do relacionamento e levando em consideração, também, a questão afetiva. O que indica a necessidade crescente de se preservar o relacionamento entre empresas e consumidores.

E isso vai além do número de seguidores em uma mídia social ou das curtidas em uma postagem.

Não podemos esquecer que, apesar de estarmos conectados virtualmente o tempo todo, somos seres humanos. Só nos envolvemos com uma marca ou pessoa se sentirmos verdade, empatia, propósito e simpatizarmos com ela. Para isso, os gestores de marketing devem desenvolver ações que atraiam o público, gere relevância e permitam a participação mas usando esses atributos mencionados..

Dicas para aumentar o engajamento digital do seu negócio

Uma marca torna-se mais engajada quando consegue entregar três coisas: 

  1. conteúdo de qualidade: as pessoas precisam sentir que aquilo que você faz ou promove é importante na vida delas, seja para informar, entreter ou ajudar. A sua marca faz isso?
  2. sentimento no posicionamento da marca: Se o conteúdo for diferente da proposta ideológica da empresa, as pessoas terão dificuldade de fazer a associação com a marca. Isso deve estar refletido no tom, na linguagem, nas histórias e nas imagens nas redes sociais.
  3. excelente atendimento digital: promova a excelência dando atenção às pessoas, respondendo os seus comentários, indicando soluções, participando de fóruns, estando aberto e sendo um solucionador dos problemas do consumidor.

Além disso, aceite estas minhas dicas simples mas que são importantes para seus objetivos:

  1. Conheça o seu público

Direto e reto! Quais são as redes que ele usa com mais frequência e entusiasmo, quais seus gostos, seus comportamentos, suas ambições, qual a linguagem que os acessa — escrita, oral e visual, e sobretudo os nichos que ele ocupa. Existem redes sociais adequadas a cada tipo de público.

  1. Escolha as redes de maior relação com o seu público

Nem sempre as redes de maior utilização pelo seu público são as que você considera as mais divertidas e interessantes. Ou ao contrário. É preciso levar em conta a idade, as dores, as ambições, os prazeres, o gênero (e a orientação sexual), dentre tantas outras variáveis que interferem na escolha da sua audiência por uma rede específica. Se esforce bastante para interagir e aplicar recursos nessas redes mais do que nas demais.

  1. Tenha uma estratégia em mente

Primeiro de tudo: não faça posts e anúncios apenas para preencher um espaço em determinada rede social. Depois, defina e planeje com sua equipe uma estratégia. Disponibilize conteúdos de qualidade, adequados ao seu público, nas redes certas a partir do seu site e visualmente atrativos. Rastreie as dores, os desejos e os sonhos dos usuários que estão ali, dispostos a interagir com você, e promova ações e temas de interesse deles.

  1. Utilize todos os recursos das plataformas digitais

Não tem como fugir disso. Os resultados não virão cair no seu colo. Estude e alimente o seu conhecimento sobre todas as funcionalidades das plataformas digitais, crie estratégias e listas de divulgação, parâmetros de impulsionamento de anúncios, stories, e interaja em posts, mensagens diretas, curtidas, chatbots, e etc.

Para finalizar, quer ganhar engajamento digital? Conheça o seu público, seja verdadeiro, tenha um propósito, relacione-se, comunique-se e interaja. Outro fator fundamental: não fuja quando se ver diante de uma situação de adversidade e não bloqueie a opinião das pessoas, tire a sua empresa do pedestal de intocável e vá para o chão online conversar. 

Ah, se for necessário, converse comigo!

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS