blog

Dica sobre a escolha do tema para um projeto de pesquisa

a escolha de um tema para projeto de pesquisa

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

 

Pesquisadores sempre se defrontam com duas situações desafiadoras:

  1. Escolher o tema para desenvolver a dissertação
  2. Escolher o orientador ou orientadora.

Coloquei um vídeo no meu Canal do YouTube para iniciar essa explicação e aguardo seus comentários a respeito.

O grande dilema

Uma das dúvidas que mais aparecem junto aos meus alunos e orientandos é sobre a escolha do tema e, por conseguinte, também do orientador ou orientadora. Isso vai de cada pessoa. 

Cada um, cada uma tem uma escolha, um gosto e atua em determinada área de conhecimento, em um determinado programa ou determinada região. Então, isso acaba contribuindo para diversas opções que deverão ser levadas em consideração.

Qual curso está fazendo?

A primeira coisa que você deve ter em mente é qual o programa ou curso que você está fazendo. Não adianta escolher temas que não têm relação alguma com a área de concentração do programa, nem com as linhas de pesquisa que lá são investigadas. Portanto, pense e conheça sobre o seu curso, pense sobre o curso que está fazendo, onde você está inserido. 

Quem são os seus possíveis orientadores?

Depois da etapa de refletir sobre o curso e identificando as possibilidades que ele oferece, veja com atenção os professores e professoras, quem são os seus possíveis orientadores e orientadoras. Cada um ou cada uma tem um projeto, cada um tem uma linha teórica, de pesquisa metodológica e que pode contribuir para que você também identifique o tema e o orientador ou a orientadora nesse conjunto.

Qual é o seu gosto pessoal para pesquisa?

Mas não é só convidar um orientador ou uma orientadora, você também tem que ter em mente aquilo que você quer, os seus gostos, a sua trajetória profissional, o que você fez até aquele momento, onde você quer evoluir e para onde você quer seguir. Isso também deve ser levado em consideração

O que é fundamental para escolher um tema de pesquisa?

Normalmente, digo você tem que levar em consideração três coisas antes de escolher o seu tema:

  1. que curso você está fazendo;
  2. quem é você ou a sua trajetória profissional e o que você pretende;
  3. gostar do tema.

Gostar do tema é uma das grandes dicas que posso dar. Saber sobre ele e conhecê-lo, se apaixonar por ele. Isso é uma das maiores motivações que o pesquisador pode ter.

Portanto, não é só pela cara do orientador ou orientadora porque são mais simpáticos, mais legais ou mais disponíveis que você deve fazer a escolha do seu tema. E sim pensar com relação ao programa que está ou pretende, quem é você e o que pretende de carreira e quais os seus gostos em pesquisa.

Leia sobre o tema escolhido

Isso é fundamental. Definido isso, leia sobre o seu tema, explore o que está sendo publicado por aí, principalmente em periódicos científicos, em anais de congressos, ou seja, a literatura científica sobre seu tema. Importante também saber quem são os autores que publicam sobre ele e veja o que está sendo falado e por quem sobre o tema que você gosta.

Finalmente, troque ideias e converse. 

Boa pesquisa e qualquer dúvida mande sua sugestão.

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS