blog

Faça da sua marca uma marca generosa

Faça da sua marca uma marca generosa

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Como tinha dito em meu texto “Manual da marca generosa”, pretendo falar de marcas generosas em duas etapas. Anteriormente expliquei o que é uma marca generosa e agora como você pode fazer da sua marca um exemplo de generosidade.

Vamos lá.

Generosidade da marca como foco estratégico

Comentei que a chave para a sua marca ser mais generosa é encontrar seu foco. Foco de atuação generosa.

Vou relembrar  algumas perguntas para ajudar sua empresa a encontrar o foco: 

  • Qual é a missão da sua organização? 
  • Existe algo ligado ao passado do seu fundador (ou CEO) que pode servir como um guia? 
  • Existe uma causa ligada ao seu setor que você poderia apoiar e ajudar a levar adiante o processo? 
  • Existe um problema local ou necessidade que você possa ajudar a resolver? 
Simples: ative seus 4Ps da generosidade

Quando se trata de generosidade de marca, muitas empresas alavancam alguma combinação de voluntariado e patrocínios. No entanto, essas abordagens podem ser limitantes. E, dependendo do tamanho, estágio e momento do seu negócio, eles podem não ser viáveis. 
Quero apresentar quatro maneiras de ativar sua marca. Eu os chamo de 4Ps da generosidade ativa:

1.  Pessoas 

A chave para ativar e alavancar seu pessoal é olhar para o voluntariado através de uma lente mais ampla. Aqui estão algumas maneiras pelas quais seu pessoal/equipe pode servir na comunidade: 

  • Dias de serviço comunitário individual e/ou em equipe 
  • Conselhos locais sem fins lucrativos
  • Site pro bono, mídia social, marketing e trabalho de arrecadação de fundos 
  • Orientar e aconselhar líderes de organizações sem fins lucrativos
2. Programas

A chave é procurar maneiras ou eventos de mobilizar seus processos e tecnologias de negócios para servir aos outros. Aqui estão algumas ideias para estimular isso: 

  • Crie desafios de caso de negócios e hospede eventos de empreendedorismo para estudantes locais. 
  • Organize almoços e aprendizes presenciais ou virtuais e convide líderes locais de organizações sem fins lucrativos para compartilhar seu trabalho com seus funcionários. 
  • Ajude seus clientes/clientes a servir melhor suas comunidades locais ou clientes. 
3. Propósito Filantrópico 

Claro, algumas empresas com recursos têm fundações que concedem doações e bolsas de estudo a entidades sem fins lucrativos e pessoas. Mas, como o voluntariado, pense na filantropia em um contexto muito mais amplo e aplicável a negócios pequenos também. 

  • Combine as doações pessoais e o tempo de voluntariado de seus funcionários (até um valor máximo por ano). 
  • Patrocine eventos locais e arrecadação de fundos, como festas, corridas e torneios. 
  • Dê aos funcionários um número específico de horas a cada ano para servir na comunidade no horário da empresa. 
  • Organize campanhas de doação para necessidades específicas da comunidade, como alimentos não perecíveis, material escolar, roupas de inverno, etc. 
4. Parcerias

Conforme você ativa seu pessoal, eventos e filantropia para apoiar organizações locais (e às vezes globais), você descobrirá que algumas dessas organizações sem fins lucrativos são tão bem administradas, tão alinhadas com seu foco de generosidade e tão eficazes em seu impacto na comunidade , que você desejará fazer um compromisso maior e de longo prazo com eles. 

É quando você pode se comprometer com parcerias de um ou vários anos com organizações específicas. Ou você pode reunir uma rede de parceiros da comunidade para resolver um problema específico, como falta de moradia, alfabetização ou tráfico de pessoas.

A generosidade da marca é contagiosa (no bom sentido) 

A generosidade da marca gera resultados poderosos. 

Já vi marcas generosas atrair os melhores talentos, bem como aumentar a satisfação, o engajamento e a retenção dos colaboradores.

Além disso, atos simples e diários de generosidade aumentam nossos níveis de dopamina, serotonina e oxitocina. Os cientistas chamam isso de “euforia do doador” ou “trifeta da felicidade”.    

A generosidade da marca pode até gerar resultados financeiros triplos , melhorando as pessoas, o planeta e os lucros. 

Em um mundo onde todas as marcas clamam pelo sucesso, tenho esperança de que mais vencedores pós-pandemia sejam marcas que priorizam a importância e trabalham para levar um impulso a todos os seus stakeholders: funcionários, clientes, acionistas, parceiros e comunidades. 

Se você está pronto para começar a ajudar organizações ou causas que estão contribuindo para combater as desvantagens cumulativas, fale comigo. Tenho uma lista enorme de causas nas quais você e sua organização podem participar.

Assista em https://bit.ly/Video144ProfAlbertoClaro

Ouça no Podcast

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS