blog

Modelo para rastreamento bibliográfico

photoEsta postagem foi elaborada pela minha orientanda no Mestrado em Administração do PPGA da UMESP, Andréia Daniela dos Santos Avila que neste momento está realizando a sua fase de pesquisa em campo no Canadá.

Este modelo simples de rastreamento bibliográfico foi usado por ela em seu projeto de qualificação e a banca sugeriu que fosse compartilhada com a comunidade acadêmica, portanto, Andréia escreveu este texto para contribuir para os demais pesquisadores e estudantes que estejam na mesma fase. Boa leitura!

O rastreamento bibliográfico contribui para a construção do referencial teórico de uma pesquisa. Permite-nos identificar qual é o estado da arte do tema que se pretende pesquisar. A Figura 1, a seguir, sintetiza o procedimento de rastreamento bibliográfico nacional e internacional usados por Andréia. Os exemplos apresentados na figura correspondem a uma pesquisa cujo tema trata do tema da Sustentabilidade no ensino da Administração.

 

Esquema para rastreamento bibliográfico

Por meio do rastreamento bibliográfico é possível encontrar os principais autores, as principais revistas e a relevância do tema, para isso é necessário definir um recorte temporal.

No exemplo apresentado na figura acima, os artigos, dissertações e teses foram extraídos dos seguintes portais: Spell (Scientific Periodicals Electronic Library), Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Anpad (Associação Nacional de Pós-graduação em Administração), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior) e EBSCO ((Ebsco holders online research database).

A pesquisa foi realizada entre fevereiro à agosto de 2013. No sistema de busca, as seguintes palavras-chave foram utilizadas: ‘Sustentabilidade’, ‘Egresso’, ‘Ética’ e ‘Ensino da Administração’. Para esta última palavra-chave, foram utilizadas também as preposições “em”, “de” e “na”, uma vez que se constatou a presença dessas preposições em diversos trabalhos.

Foi utilizado o recorte temporal de 2008 a Agosto de 2013. Após a identificação dos trabalhos considerados mais relevantes, procedeu-se a leitura dos resumos para confirmar se o trabalho seria ou não utilizado no embasamento teórico. Os trabalhos julgados relevantes foram separados para leitura e construção do referencial teórico da pesquisa. O rastreamento permitiu identificar que nas bases consultadas não foram publicados trabalhos com foco similar ao da pesquisa.

Entre em contato com a Andréa: andreiadaniela.adm@gmail.com

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS