O que você vai encontrar nesse conteúdo:
Nesta época, tradicionalmente, eu escreveria um texto sobre como vejo as perspectivas do marketing para o ano que se inicia. Nestes tempos pandêmicos decidi demonstrar por que 2021 será o ano mais importante da história do marketing como o conhecemos.
Nossos “eus pandêmicos”
desenvolver produtos e serviços
projetos inovadores
embalagens realmente sustentáveis
novas formas de se fazer distribuição
canais diferentes e alternativos
mensagens criativas mas verdadeiras
estratégia de conteúdo baseado em empatia e humanidade
confiança e colaboração
Se você acha que conhece seus públicos, pense novamente. 2021 é um momento para os profissionais de marketing e gestores de empresas serem humildes e se envolverem totalmente no “modo de ouvir”.
Estamos em um período em que o consumidor busca conforto, segurança e coisas que lhe são familiares. As marcas terão que se conectar desta forma com as pessoas, sejam elas consumidores/usuários ou não.
Estamos vivendo em um mundo maluco e buscaremos ícones reconhecíveis de um passado mais feliz. Comece prestando atenção em como o passado está sendo usado para se conectar aos consumidores hoje.
Pirando
Em 2020, as notícias foram dominadas por doenças, hospitalizações e mortes (além da agitação civil, divisão política, desemprego e uma economia em perigo!).
Não tem sido dada atenção suficiente ao estresse e ao impacto mental da pandemia, que pode exceder os danos físicos a longo prazo.
Para cada pessoa que morre, há muitas pessoas que são lançadas em um estado de profundo luto.
Os medos pandêmicos estão amplificando comportamentos ligeiramente neuróticos.
Pessoas na linha de frente, como funcionários de hospitais, auxiliares de enfermagem, professores e profissionais de creche, estão estressados em níveis perigosos há meses.
Parte dos sobreviventes de COVID foi diagnosticado com ansiedade, depressão ou insônia – pela primeira vez na vida – por muitos dias após a infecção.
Muitos empreendedores viram seu pequeno negócio de sucesso desmoronar durante a pandemia. Muitas pessoas não conseguem ver seus pais idosos ou serem visitados pelos seus parentes queridos.
Isso gera muito estresse. Estresse de mudança de vida. Não é à toa que as pessoas estão pirando.
Gente, nosso mundo está prestes a explodir sob o peso de um ano de ansiedade. Isso é um problema de marketing? Sim, ele é.
A nação online
Aqui está uma observação final para tirar proveito deste texto. É sobre relacionamentos e estilo de vida.
O que está acontecendo entre as pessoas por aí? É por causa do vírus. Eu tive isso. Portanto, tenho alguma imunidade. Não sei até quando. Nos próximos meses, mais pessoas estarão seguras quando a vacina for lançada e distribuída.
Mas, por enquanto, um grupo grande de pessoas não pode visitar suas famílias ou qualquer pessoa enquanto tenta proteger a si mesma e a sua própria família do vírus mortal. Outro grupo não está nem aí.
Portanto, a única opção, para o primeiro grande grupo, é viver e visitar seus entes queridos pela web. Vimos muitas cenas assim nas recentes festas natalinas e de final de ano.
Não consigo imaginar um cenário em que alguém que esteja lendo estas palavras não tenha alterado drasticamente seu estilo de vida para se tornar mais orientado para a web na forma de fazer compras, trabalhar e se conectar com as pessoas. A inovação de marketing vem de uma resposta a necessidades não atendidas e, meus amigos, existem MUITAS necessidades não atendidas agora! E surgem novas a cada dia!
Eu sou um forte usuário do LinkedIn para construir mais e melhores conexões profissionais. Presos em casa, muitos de nós estão perdendo a energia fortuita provocada por novas conexões aleatórias. Pense em como isso é profundo. Nosso mundo mudou tão drasticamente que até tenho que buscar a aleatoriedade por meio de um aplicativo!
Em 2019, a web era um utilitário. Em 2020 e além, a web é o nosso coração.
Quem é você na fila do marketing
Se você observar as lições que o ano que passou nos deu, verá por que posso facilmente afirmar que 2021 será o ano mais significativo da história do marketing.
A pesquisa de marketing clássica mostra que as pessoas são criaturas de hábitos, comprando as mesmas coisas continuamente. Mas existem certas vias de ruptura pessoal – sair de casa, casar, ter um filho – onde os consumidores estão abertos a novos hábitos de compra.
Agora estamos imersos em um novo portal de oportunidades para o consumidor global. Quase todos os hábitos normais foram interrompidos e prontos para novos produtos e serviços.
Quando a pandemia começou, minha atitude era: “Só preciso aguentar até voltar ao normal”.
Agora sei que não há “volta ao normal”. Adotei uma nova mentalidade e me abri para considerar cada ideia, oportunidade, mudança e necessidade não satisfeita que é lançada em meu caminho.
Tenho a intenção de abraçar o caos. Ao entrarmos neste ano de mudanças e emoções avassaladoras, espero que você se junte a mim.
Em 2021, reescrevemos a história do marketing. Portanto, como você vai brilhar?
Me conte.