blog

Qual o seu Quociente de Adaptabilidade?

quociente de adaptabilidade

#ADAPTABILIDADE – Qual o seu Quociente de Adaptabilidade? leia e reflita!

Quais pessoas possuem o potencial de fazer algo realmente grande?

Será que é alguém que estudou nas melhores escolas ou universidades? Aquela que trabalhou em alguma grande companhia? Será que é o indivíduo com um quociente de #inteligência ( #QI ) maior que que Os demais? Alguns podem dizer que são as pessoas que possuem uma quociente #emocional ( #QE ) maior que as demais.

Mas há uma palavra que anula essas variáveis: ADAPTABILIDADE ( #QA ), ou quociente de adaptabilidade, o quanto uma pessoa reage bem à inevitabilidade da #mudança.

Isso leva em conta o fato de que a capacidade de se adaptar em si é uma forma de inteligência.

A aceleração da vida e as mudanças tecnológicas nos forçam a reagir cada vez mais rápido diante de diversas situações do cotidiano, sejam elas no mundo profissional bem como no pessoal, incluindo-se aí os relacionamentos afetivos. Tudo isso potencializado pelas #mídiassociais e suas ferramentas.

Como avaliamos nossa capacidade de nos adaptarmos?

Faça perguntas para si mesmo usando “E se…?” – “E se eu perdesse meu emprego amanhã?” – “E se meu relacionamento afetivo terminasse neste instante?” – Adapte essa pergunta para todos os aspectos que te são importantes!

Pergunte “E se…” ao invés de perguntar sobre o passado. Isso te fará imaginar várias versões possíveis do futuro. Some a isso todos os cenários possíveis para um melhor #planejamento.

Tente desaprender! Uma pessoa que desaprende busca desafiar o que supõe já saber e substitui velhos dados por novas informações.

Sucessos anteriores são os maiores inimigos da adaptabilidade. Comemore suas pequenas conquistas (eu faço isso o tempo todo), mas não se apegue demais a elas como se fossem imutáveis nos cenários de incerteza nos quais vivemos.

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS