blog

Utilização de ferramentas colaborativas online para orientação e produção científica

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS COLABORATIVAS ONLINE PARA ORIENTAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Uma pergunta comum que recebo de meus orientandos é com relação à utilização de ferramentas online para produção científica pelos pesquisadores.

Portanto, baseado nisso, decidi elaborar esta postagem. Esclareço que se trata de um apanhado geral da importância do uso no sentido de elaboração de relatos de pesquisa. Sobre a divulgação recomendo a leitura da minha postagem, até há pesquisadores que não sabem ou não conhecem a facilidade de se trabalhar online sem ter que mandar arquivos por e-mail e sem riscos de perda dos arquivos.

Vídeo explicativo sobre o uso de algumas ferramentas de trabalho colaborativo

O uso dessas ferramentas, mesmo que ainda de forma tímida (baseado no senso comum e na minha experiência), vem suplantando a troca tradicional de arquivos em formato Word ou outros formatos similares. São trocas, muitas vezes intermináveis, que acabam às vezes fazendo com que dois pesquisadores trabalhem em versões diferentes do mesmo texto e tendo um retrabalho enorme.

Eu, da minha parte, prefiro perder um tempo com os meus orientandos, explicando como funciona alguma dessas ferramentas que vou explicar a seguir, mas depois ganhar tempo e confiabilidade no trabalho efetivo de redação dos relatos de pesquisa.

Sobre as dificuldades de escrever em duplas ou grupos recomendo estas dicas da Info e da Ciência Aberta.

Uma ferramenta interessante a ser usada é o Mendeley. Leia esta postagem que escrevi sobre ele.

Google Meet: há algum tempo uso o Meet do Google. Meus orientandos e parceiros de pesquisa vivem em diferentes regiões do Brasil (e do exterior) que eu seria ‘louco’ se quisesse reuniões presenciais com todos eles ou com algum deles. Ainda mais em período pós-pandemico.

Inclusive, se tratando de pesquisas com mais de dois envolvidos, o Google Meet possibilita um vídeo chat com todos eles ao mesmo tempo. É rápido, fácil de se conectar, e muito produtivo. Portanto, o é uma ferramenta perfeita para aumentar o nível de comunicação e desenvolvimento profissional de um pesquisador.

Zoom: também uso o Zoom, que é útil para uma comunicação mais rápida e compartilhar arquivos. Mas acho limitado na hora de trabalhar colaborativo em um mesmo documento.

Google Drive: o Google Drive é uma ferramenta fundamental para armazenar arquivos, compartilhar e trabalhar colaborativo. É o meu favorito e utilizo bastante!

Há outras soluções que são lançadas a toda a hora. Fique antenado e aproveite.

Mande suas dicas e comente este post. É o que faz um professor blogueiro feliz!!!!

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS