blog

Fontes de informação para construção do referencial teórico de um texto científico

FONTES DE INFORMAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DE UM TEXTO CIENTÍFICO

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

O conhecimento científico e as fontes de pesquisa

O conhecimento científico já publicado e validado se baseia em forma de livros, artigos científicos e trabalhos/relatórios de pesquisa. Por isso saber onde encontrar material para construir seu próprio referencial teórico é fundamental para uma boa revisão da literatura.

Inicialmente, recomendo a leitura do post A importância do referencial teórico (…).

A partir daqui eu indico os locais que mais utilizo para o meu trabalho de pesquisa objetivando a revisão teórica dos meus textos.

Lembro que esta lista nunca estará finalizada, portanto, é importante a sua contribuição com novas dicas!

SPELL

http://www.spell.org.br/ uma imagem que mostra um homem negro fazendo pesquisa científica em bases de dados

Na área de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Turismo e Hospitalidade temos o SPELL, pela ANPAD, como pode ser lido no meu post Portal de Periódicos da ANPAD – Portal SPELL

Portal Domínio Público

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Portal Domínio Público – há a recomendação para se usar a biblioteca digital Domínio Público, mantida pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma biblioteca alimentada com obras já publicadas e de domínio público, previamente autorizada pelos autores ou quem detém os direitos. Permite o acesso a centenas de teses acadêmicas, artigos científicos, bem como a obras da literatura e música. Para acessar, basta clicar aqui

Com o apoio da internet, a divulgação desse tipo de produção está rápida, eficiente, democrática e com baixo custo. O que possibilita a todos conhecer o que está se fazendo de mais atual em termos de pesquisa relativa aos nossos temas.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

http://bdtd.ibict.br/vufind/

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – A BDTD é um portal mantido pelo IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Permite a busca de teses e dissertações publicadas em instituições brasileiras. Similar a um catálogo que direciona o internauta diretamente para a página onde está hospedado o documento.

Banco de Teses da Capes

https://www-periodicos-capes-gov-br.ez69.periodicos.capes.gov.br/

Banco de Teses/Capes – O banco de teses da Capes permite a consulta aos resumos de teses e dissertações defendidas no Brasil desde 1987. De uns tempos para cá está inserido dentro do Portal de Periódicos da CAPES.

SciELO

https://scielo.org/

Temos o excelente SciELO Brasil com acesso aberto às principais revistas brasileiras (e internacionais).

Oasisbr (IBICT)
oasisbribict

Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto, publicados em revistas científicas, repositórios digitais de publicações científicas, repositórios digitais de dados de pesquisa e bibliotecas digitais de teses e dissertações.

Deste modo, o Oasisbr tem por objetivo reunir, dar visibilidade e acesso à boa parte dos conteúdos científicos produzidos por pesquisadores que atuam nas instituições brasileiras e portuguesas, publicados em sistemas agregadores de produção e dados científicos.

Por meio de uma única interface, o Oasisbr dá acesso às mais diversas tipologias documentais que contém informações científicas, a saber: artigos científicos, livros, capítulos de livros, artigos apresentados em conferências, conjuntos de dados de pesquisa, preprints, dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, etc. Ademais, o Oasisbr também dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP).

Google Acadêmico

https://scholar.google.com.br/schhp?as_sdt=0%2C5&hl=pt-BR

Já há um bom tempo utilizo bastante o Google Acadêmico, que vem ganhando notoriedade, conteúdo e variedades.

Bases de dados fechadas

Existem as bases fechadas (pagas ou disponibilizadas somente dentro das redes das Universidades que contratam ou são conveniadas desses serviços, como o EBSCO, o Web of Science, o Scopus, o Proquest, o Portal de Periódicos CAPES, entre outros. 

Verifique se sua instituição disponibiliza algum destes.

Indico que assistam a este webinar que em por objetivo auxiliar o pesquisador na avaliação das fontes de informação, contextualizando o ambiente informacional em que estamos inseridos, os principais problemas a ele vinculados (hiperinformação, desinformação, fake news etc.) e quais as melhores práticas para contornar as diversas questões que podem decorrer da pesquisa.

Bases da UNIFESP

Na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo, na qual sou docente e pesquisador temos:

1) Biblioteca Digital 

https://biblioteca.unifesp.br/biblioteca/index.php

2) Portal de Periódicos da UNIFESP

https://periodicos.unifesp.br/index.php/index/index

Com muitas bases para você utilizar.

Sempre bom dar uma “passadinha” por elas e Boas pesquisas!

Post atualizado em 08 de novembro de 2022

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS