blog

Revisão Sistemática da Literatura para entender a produção científica em Amazônia Azul

Revisão Sistemática da Literatura para entender a produção científica em Amazônia Azul
O que você vai encontrar nesse conteúdo:
Workshop GT Humanidades e Métodos interdisciplinares para a governança da Amazônia Azul Quarta Feira, 01 de Novembro de 2023 Escola de Guerra Naval, Av. Pasteur, 480 – Urca, Rio de Janeiro, RJ
Sobre o Workshop
O Workshop tem por objetivo apresentar os resultados preliminares dos projetos GT Humanidades e Governança da Amazônia Azul, bem como viabilizar a troca de conhecimento por meio do desenvolvimento de atividades dos respectivos projetos. Os resultados do GT humanidades foram obtidos por pesquisa em bases de dados oficiais das instituições de ensino, bem como da Plataforma Sucupira. No que envolve os resultados do Projeto Governança da Amazônia Azul destacam-se atividades relacionadas às ciências do mar como a elaboração de bases de dados sobre normas e atores, o desenvolvimento de dois glossários, bem como o mapeamento de metodologias e métodos.
Projeto GT Humanidades
A Ação Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, coordenada pelo PPG-Mar, tem como objetivo ampliar e consolidar a formação de recursos humanos em Ciências do Mar e em atividades relacionadas aos oceanos, para a produção e a disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinhos e das zonas de transição, constituindo-se em uma ação de caráter transversal prevista no X Plano Setorial para os Recursos do Mar – X PSRM. Uma das principais novidades do X PSRM é a integração das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas às Ciências do Mar. Assim nasce o GT Humanidades do PPG-Mar, que agrega as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e tem como objetivo geral identificar os cursos de graduação, programas de pós￾graduação e grupos de pesquisa devidamente registrados nos bancos de dados da CAPES e CNPq que contém áreas de conhecimento, linhas de pesquisa, pesquisadores, dissertações, teses das áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, Geografia, Direito, Administração Pública e de Empresas e Economia, no período entre 2014 e 2017, que se relacionam direta ou indiretamente com os mares e oceanos.
Projeto Governança da Amazônia Azul
A governança da Amazônia Azul é permeada por interações complexas entre diferentes atores. Por essa razão, requer métodos inovadores, que se mostrem adequadamente capazes de conectar a pesquisa das ciências sociais aplicadas, ciências sociais e ciências naturais. O projeto Governança da Amazônia Azul pretende revisar, compilar, analisar e propor métodos interdisciplinares e práticas já ensaiadas no campo socioambiental e selecionar resultados e critérios que se apresentem mais adequados ou frutíferos para aplicação na resolução de problemas atuais de gestão do ambiente costeiro e marinho. Tais métodos devem ser capazes de fortalecer a interface entre diferentes áreas do conhecimento, considerando agendas globais como a Década do Oceano, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e a All Atlantic Initiative, todos adaptados ao contexto brasileiro. Os objetivos gerais são formar recursos humanos qualificados nas diferentes regiões do país e aprimorar a governança sustentável da Amazônia Azul na gestão de temas como pesca, recursos minerais e biológicos, planejamento espacial marinho (PEM), gerenciamento costeiro, economia azul, empreendedorismo azul, poluição marinha e mudanças climáticas. Os métodos incluíram aqueles que tratam de políticas públicas, de arranjos institucionais diferenciados para a gestão do ambiente costeiro e marinho e de avaliação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos para tais ambientes.
Conheça a programação do evento
Apresentação sobre Revisão Sistemática da Literatura para entender a produção científica em  Amazônia Azul
 
Working Paper sobre Revisão Sistemática da Literatura para entender a produção científica em  Amazônia Azul
Pode comentar à vontade para melhoria do texto

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS