blog

Reconhecimento da marca versus preferência de marca

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

O que você vai encontrar nesse conteúdo:

Temos um problemão de entendimento e de reconhecimento por aqui!

Ouço amigas ou amigos empresários já há bastante tempo estabelecidos ou mesmo recém-chegados no mundo do empreendedorismo preocupadíssimos com a construção de marca e também com o famigerado branding. Confidenciam que têm vontade de ganhar algum prêmio que afirme que sua marca é a mais lembrada na sua cidade ou região.

Sempre tento esclarecer do que se trata e como isso acontece na frente do palco e, principalmente, nos bastidores desse tipo de concurso, pesquisa, sei lá o quê…

Vou tentar passar para vocês de forma objetiva minha ideia sobre o tema.

Reconhecimento da Marca

Senta aqui do meu lado, caro amigo e cara amiga.

Uma breve observação sobre a preferência de marca para vocês.

Pense em uma marca de ‘refri’. 

“Ain, não bebo refri pois engorda”. 

Tá, pensa em uma marca de água mineral.

De qualquer forma eu seguirei usando o exemplo do refrigerante.

Tá, pode ser zero.

Há uma boa chance de você nomear um produto Coca-Cola ou Pepsi por causa de sua profunda força de marca. 

Voilà!! Você tem uma consciência top of mind! Apoiada por share of mind e share of voice. “Uauuuuu” você deve estar pensando.

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Top of mind

Hora do conceito: Top of Mind significa que aquela marca vem em primeiro lugar na sua mente e pode estar ligada a marcas e empresas que são as primeiras das quais os consumidores se lembram quando questionados em alguma pesquisa para premiação (ou não).

Share of mind

Não acabou: temos ainda o Share of Mind que indica como uma marca é lembrada pelos seus públicos e como ela se compara com a concorrência em sua categoria. Ele pode ser medido através de pesquisas de mercado que perguntam aos consumidores sobre suas lembranças de marcas e como elas se comparam umas às outras. 

Complicou né? 

Mas ter uma boa lembrança pode ajudar a construir a imagem e a reputação da marca, o que pode atrair novos públicos (consumidores ou influenciadores)  e aumentar a fidelidade dos existentes.

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Share of voice

E tem mais: Sendo o share of voice a porção do público que um produto, serviço ou marca atinge, assim como a própria indicação e menção dos seus clientes. Digamos que é sua voz dentro da cabeça das pessoas e quanto mais ela for mencionada, mais pessoas atingirá e influenciará.

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Preferência de Marca

Agora, pense no seu refrigerante favorito. (Pense na água se quiser, sem problemas).

Talvez seja algo diferente. Para mim, é Sumol (um ‘refri’ português que amo com todas as minhas forças e lembranças).

Aquele produto que tem minha preferência de marca preferida.

No marketing, o reconhecimento é bom (pode ficar feliz quando ganhar – ou você sabe, comprar cota – de algum ‘prêmio Top of Mind’ oferecido por aí, mas a preferência pela marca é essencial porque é isso que impulsiona as vendas. 

‘Tindeu’? É isso que põe dinheiro no caixa e paga as tuas contas.

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Share of heart

O share of heart é legal. Esse atinge profundamente e conquista um espaço no coração do público! Ele se sente de fato apaixonado ou apaixonada pelos serviços da sua empresa.

Você pode ter consciência top of mind apenas sendo barulhento. 

Quer um exemplo? Toma:

Tem umas moças que vendem ovos na minha rua aqui em Santos. Elas são barulhentas. As ouço sempre. São top of mind em minha mente (redundância proposital). Mas eu nunca comprei ovos delas. Não têm a minha preferência. Compro em outro local, mesmo por conveniência.

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Isso nos leva aos “finalmentes”, quando afirmo para você lutar pela preferência da marca muito mais do que você luta pelo reconhecimento da sua marca. Apesar de ser uma luta de duas frentes.

E para ter preferência de marca, você deve ter significado e ser generosa com as pessoas e com a sociedade. Até quando ela erra com você.

Então fecho com uma pergunta para você: 

Qual o significado da sua marca?

Reconhecimento da marca versus preferência da marca

Prof. Alberto Claro

Doutor em Comunicação Social; Professor de Administração da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo; Investidor-anjo em empresas de tecnologia, entretenimento e gastronomia; Diretor de Comunicação (voluntário) da Casa da Esperança de Santos®; Palestrante nacional e internacional na área de Administração, Comunicação e Marketing.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

COMENTÁRIOS